sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia Nacional do livro: destaque para as obras voltadas para os deficientes visuais


O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro, marcando a data da fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que está completando 200 anos. Dados levantados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma das pioneiras na criação de obras em Braille no Brasil, revelam que os usuários da Biblioteca Circulante de Livro Falado da instituição lêem cerca de nove livros por ano. Segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, a população brasileira lê aproximadamente 1,3 livros anualmente. Se contabilizado o número de obras indicadas pela escola, a média sobe para 4,7 livros por habitante/ano. Em contrapartida, uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) encomendada pelo Ministério da Cultura revelou que apenas 9% das bibliotecas públicas municipais possuem seção com obras em braille. A Fundação Dorina aponta que hoje o mercado editorial brasileiro lança 20 mil títulos novos por ano. Destes, não chega a 2% o número de obras acessíveis aos deficientes visuais. Confira os diferentes tipos de livros acessíveis aos deficientes visuais:

BRAILLE - É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos 3 anos de idade. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo, para a utilização do deficiente visual, em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em duas colunas de 3 pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

LIVRO FALADO - São obras gravadas em áudio, em voz humana ou sintetizada.

LIVROS DIGITAIS DAISY - O usuário pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em uma voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.