terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aula-espetáculo de Ariano Suassuna mostra obras pouco conhecidas de Capiba


A música de Capiba é a matéria-prima da nova aula-espetáculo de Ariano Suassuna. Em Tributo a Capiba, o Secretário de Assessoria ao Governador apresenta junto com o Grupo Arraial uma parte pouco conhecida da obra deste músico e compositor nascido em Surubim. A estreia da nova aula acontece nesta quarta-feira (21/12), às 21h, no Teatro Luiz Mendonça. Em 2012, ela começa a ser encenada em todas as regiões de Pernambuco.

O nome do espetáculo é uma menção ao Tributo a João Pernambuco, único frevo em meio às nove músicas que compõem o repertório da apresentação. Ela também traz composições como a seresta "Tu que me deste o teu cuidado", feita a partir de um poema de Manuel Bandeira. "Quero mostrar exatamente as outras facetas de Capiba. Ele compunha samba, valsa, fez uma missa belíssima", exemplifica Ariano Suassuna.

Ariano conheceu Capiba em Taperoá (PB), quando tinha pouco mais de nove anos de idade, por causa de seus irmãos mais velhos. Saulo e João Suassuna moravam na mesma pensão que Capiba na capital pernambucana. O trio criou o grupo musical Bando Acadêmico do Recife.

Capiba e Ariano tornaram-se amigos quando este veio morar em Recife anos depois. Aos 24 anos, Ariano escreveu um ensaio sobre a obra do compositor, de quem também se tornou compadre. A dupla fez músicas como "São os do norte que vêm" e "Cantiga de Jesuíno". Ambas fazem parte de Tributo a Capiba.

Preto, branco e vermelho colorem o cenário e o figurino criados pelo artista plástico Dantas Suassuna e Andrea Monteiro, respectivamente. A combinação remete ao Santa Cruz, time de Capiba. O futebol é tema de uma das histórias contadas com humor pelo rubro-negro Ariano durante a aula-espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.