quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Surubinense Tuca e sua paixão pela música

Este mês na nossa coluna Santo de Casa, o entrevistado do nosso blog é o grande guitarrista pernambucano ARTHUR AMARO DE ARAÚJO FILHO - conhecido como Tuca. Ele um grande artista elogiado por Alceu Valença em 2009 onde a banda Hanagorik regravou músicas do Alceu com arranjos novos.
Em sua entrevista Tuca nos relata a sua paixão pela musica e o respeito que tem pela guitarra, fala das influências que recebeu ao longo da carreira e de futuros projetos da banda.
Surubimense nascidos em 17 de janeiro de 1972 Tuca é orgulho da terra onde brota artistas de primeira linha para o cenário brasileiro, a exemplo de Capiba e Chacrinha.

Blog Integração - Quando você percebeu que a música faria parte da sua vida?
Tuca - Aos 13 anos de idade quando formei minha primeira banda(ICE-KISS) vi que aquilo jamais sairia de minha vida e que tudo que fizesse dali por diante iria está inexoravelmente ligada a música de alguma forma.
Blog Integração - Fale um pouco da sua trajetória no mundo musical – desde a infância passando pela adolescência até chegar aos dias de hoje?
Tuca - Comecei a tocar violão aos nove anos, aos 13 comecei a tocar guitarra e formei a banda ICE-KISS com Tontonho, Daniel e Junior ,posteriormente entrariam Eduardo Mantega (Eduardo Ricardo) e Beto Mateus (Roberto Mateus), em 1987 entrei no circuito de bailes pelas mãos de Edivan Mateus, passei ainda pela banda Painel 8 do saudoso Rosalvo, pela banda Raio x de Limoeiro, além de acompanhar diversos artistas desde Pessoa Nascimento até Augusto Cesar.em 1991 formei o Hanagorik com Tontonho,Daniel, Junior, Josemar e Claudinho,posteriormente esses dois últimos sairiam e Gordinho assumiria os vocais, a partir de 1992 paralelamente ao Hanagorik toquei nos Vibrant´s. Com o Hanagorik viajamos o Brasil e a Europa, lançando seis trabalhos e tendo o reconhecimento de público e crítica entrando até mesmo no prestigiado Dicionário Cravo Albin de música brasileira. Hoje divido meu tempo entre o Hanagorik, meu estúdio de gravação e a banda Supernova, além de ser professor de música do colégio Marista.

Bolg Integração - A arte é uma produção intelectual primorosa, onde as emoções estão inseridas no contexto da criação, porém na historia da arte, vemos que muitos artistas são derivados de outros, seguindo técnicas e movimentos artísticos através do tempo, você possui algum modelo ou influencia de algum artista? Quem seria?
Tuca - Minha primeira influencia foi meu tio Carlos que me ensinou a tocar violão e era um excelente violonista de musica popular brasileira, depois veio Elvis através de meu primo também violonista Alonso, e posteriormente minha maior influencia que são os Beatles. No meu instrumento (a guitarra) destacaria: George Harrison (Beatles), Jimi Page (Led Zeppelin) e acima de todos o mestre Jimi Hendrix.
Blog Integração - O que a música representa para você? (Pois é sabido que muitos artistas usam a arte para expressarem seus sentimentos e impressões de mundo, porém á aqueles que apenas o fazem como forma de hobby ou passa-tempo, para dar uma pausa no estresse do dia-a-dia) em que contexto.
Tuca - Musica pra mim é vital como o ar que respiramos, vivo a música 24 horas por dia, seja tocando, gravando, escutando, escrevendo ou pensando, mesmo agora enquanto respondo a essa entrevista estou escutando música. Ela me faz eufórico, triste, alegre e até mesmo serve como memória emocional de fatos de minha vida como a trilha de um filme.

Blog Integração - Quais as técnicas que você usa para expressar suas idéias, sentimentos e percepção através do som da guitarra?
Tuca - Costumo dizer que a guitarra é um instrumento muito pessoal, ela se molda ao corpo e a personalidade de quem a toca, diferente do piano que é um instrumento estático ou mesmo a bateria, para se tocar guitarra tem que se tocar com todo o corpo. E é um instrumento que tem vida própria, às vezes você o domina, mas às vezes é dominado e tem até dias que ela não tá a fim de ser tocada então é melhor não tentar.
Foi trazida pelos mouros para a Espanha que a aperfeiçoou e deu a imagem que ela tem até hoje, tem o formato do corpo de uma mulher, os espanhóis sabem das coisas.
Respeito muito meu instrumento para que ele seja sempre bonzinho comigo, (risos).
Blog Integração - Todo artista tem seu mentor, aquela pessoa a quem você se espelhou, que te incentivou e te inspirou a seguir essa carreira, indo adiante e levando seus sonhos a outros patamares de expressão, quem é essa pessoa e como ela te introduziu no mundo da música, e de que forma influenciou você?
Tuca - Como havia falado o meu tio Carlos foi quem me pegou pela mão e me levou para molhar os pés na água pela primeira vez, foi aquele que me apontou os caminhos desde a MPB até o rock and roll dos anos 50.
Mas com o tempo vamos nos espelhando em mais pessoas que passam por nossa vida e que de alguma forma nos influenciam.
Blog Integração - Quais os projetos futuros?
Tuca - O Hanagorik está na pre-produção de um novo cd que será lançado em breve quero aumentar meu estúdio e torná-lo um espaço que atenda sua clientela o mais profissionalmente possível.
Blog Integração - Você já viajou bastante, conheceu outras culturas e pode ver de perto como os músicos de outros países trabalham. Em que essas viagens modificaram seu estilo e a sua percepção musical.
Tuca - Serviu principalmente para saber que a música que fazemos não fica a dever a nenhuma outra de qualquer país, porém a estrutura lá fora é extremamente profissional, o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, mas já melhorou muito.
Blog Integração - O que representa o Hanagorik em sua vida?
Tuca - Uma parte muito importante, foi com o Hanagorik que passei da adolescência para a fase adulta e fazer parte dessa banda me possibilitou viajar, aprender outra língua e experimentar aventuras que nunca sonhei e acima de tudo conviver com os outros meninos e crescermos juntos em todos os sentidos.
Blog Integração - VocÊ participou do cd tributo a Alceu Valença como foi fazer parte deste projeto?.
Tuca - Muito bom ! foi uma experiencia a mais ter arranjado e produzido junto com Zé da Flauta esse trabalho e além de tudo ter o reconhecimento do próprio Alceu que adorou o projeto. Só falta agora ser lançado o que independe de nós.

*Ana Cláudia

2 comentários:

  1. Parabéns, Tuca e o Hanagorik...
    Por escrever/inscrever o rock na história de Surubim. A arte e suas dimensões... é transpor os limites e fronteiras e mostrar que Surubim tem rock... e dos bons!!! Parabéns, também, à IntegraçãoFm por abrir esse espaço para o artista local.
    Abração e sucesso sempre.

    Ricardo Chagas/ES

    ResponderExcluir
  2. Tuca, grande professor, musico, amigo. Muita força para seguir em frente cara.
    Integração, parabéns pela entrevista!


    Siga-me!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentáro a respeito.