terça-feira, 11 de outubro de 2011

Médicos do SUS paralisam serviços no dia 25 de outubro em Pernambuco


Os médicos que fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS) farão um protesto nacional no próximo dia 25 de outubro. Em Pernambuco, os profissionais estão programando suspender os serviços durante 24 horas. Os atendimentos agendados, como consultas, exames ou cirurgias, serão paralisados. Já os setores de urgência, emergência, hemoterapia, radioterapia e hemodiálise, não serão atingidos pela mobilização e funcionarão normalmente.

De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), todos os municípios do Estado que atendem pelo SUS vão aderir ao movimento. O protesto gira em torno, principalmente, das más condições de assistência, estrutura hospitalar comprometida e falta de profissionais.

O protesto dos médicos acontece no mês em que o SUS comemora 23 anos e às vésperas da 14ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer entre 14 e 18 de novembro, em Brasília, quando milhares de representantes da sociedade discutirão propostas para o setor.

No âmbito nacional, a Coordenação Nacional do movimento - que conta com representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) - ressalta que todo esforço tem sido tomado para não causar transtornos aos cidadãos. O órgão orientou os conselhos regionais para alertarem os gestores públicos de saúde sobre a paralisação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.