quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Escritor surubinense é homenageado


O escritor surubinense José Nivaldo Jr. foi homenageado na Câmara de Vereadores de Surubim, Casa Euclides Mota, com um café da manhã literário. Na oportunidade, o publicitário e escritor falou do livro "O Atestado da Donzela 2", obra de sua autoria e lançado em julho deste ano.

Em 1967, o hoje membro da Academia Pernambucana de Letras (e várias outras academias, no Brasil e no Exterior) e pai de José Nivaldo Jr., Dr. José Nivaldo, publicou seu primeiro romance, que se chamava inicialmente "Amor, Fuxico e Emancipação". Por sugestão de Mauro Mota, na segunda edição, ganhou o título de "O Atestado da Donzela".

Agora, o seu filho mais velho, o publicitário e escritor José Nivaldo Jr., publicou um desdobramento do livro com o título de "O Atestado da Donzela 2", com o subtítulo de Paixão, Fuxico e Mistério.

Este livro é, ao mesmo tempo, uma continuação e uma obra inteiramente nova. Utiliza personagens do original e introduz outros. A ação do "O Atestado da Donzela 2" se passa em 1945. O mundo vivia o fim da Segunda Guerra e no Brasil a ditadura Vargas desmoronava. Na pequena Vila do Cedro a briga entre uma fuxiqueira local e um fogueteiro corrupto provoca desdobramentos que ajudariam a derrubar a ditadura e até interferiram nas relações Brasil/Estados Unidos.

É um livro que combina suspense e humor, cuja narrativa se desenrola de modo a que cada resposta levante novas perguntas, prendendo o leitor até um surpreendente final. Utiliza uma linguagem coloquial genuinamente pernambucana, porém a trama mantém sempre articulação com os grandes temas políticos e econômicos do país e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.