terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Saúde anuncia mais 5 mil bolsas de residência no Programa Mais Médicos

O Ministério da Saúde aprovou edital que cria quase 5 mil novas bolsas de residência médica para o Programa Mais Médicos. Serão 3.613 bolsas de residência para médicos especialistas e 1.300 bolsas para profissionais de outras áreas da saúde (residência multiprofissional), anunciou nesta terça-feira (17) o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

A Comissão Nacional de Residência Médica deverá aprovar se as bolsas serão oferecidas para programas de residência em 2014 ou se ficam para 2015. O objetivo é fazer com que em 2018 exista uma vaga em programa de residência para cada estudante de medicina formado no Brasil. Segundo previsão já anunciada pelo governo federal, até 2017 os cursos de medicina deverão oferecer 11.500 novas vagas de graduação.

As novas vagas de residência para médicos atendem a 91 especialidades, sendo 27 delas consideradas como prioritárias pelo programa.

Outra novidade anunciada pelo governo é a ajuda no financiamento de bolsas de programas estaduais oferecidas em hospitais filantrópicos. Segundo explica o ministro, 85% do custo dessas bolsas é financiado pelos estados. Os outros 15%, que até então eram pagos por essas instituições, passará a ser financiado pelo Ministério da Saúde. 


Com informações G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.