terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Inscrições para o Sisu 2014 começam no dia 6 de janeiro

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas na próxima segunda-feira (6). O Ministério da Educação publicou o edital do processo seletivo na edição desta segunda (30) do "Diário Oficial da União". De acordo com as regras, as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília.

Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Enem 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação.

O Sisu vai reservar até 25% das vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre os dias 6 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

No dia 13 de janeiro será divulgada a primeira chamada do Sisu do primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Com informações G1PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.