terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Samu deve ser implantado em Surubim até o final do semestre


O município de Surubim deverá receber até o final do primeiro semestre deste ano uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A notícia foi divulgada na tarde desta terça-feira (26) pelo secretário municipal de saúde Izaldo Andrade, durante entrevista no Plantão de Notícias da Integração FM. “Temos a informação de que tão logo o Governo do Estado adquira as ambulâncias, Surubim e outras cidades de médio porte serão atendidas”.

Izaldo Andrade, disse também que o município poderá ter duas unidades do Samu em funcionamento. ”Existe a possibilidade de termos os dois tipos de unidade, uma básica e outra avançada”, afirmou.

O secretário explicou que a Unidade de Saúde Avançada (USA) é formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, enquanto na Unidade de Saúde Básica (USB) a equipe é composta por um técnico de enfermagem e um condutor.

A implantação do Samu foi um dos principais temas abordados na última campanha eleitoral porque apesar de ter uma população de 58.515 habitantes (IBGE/2010) os moradores de Surubim não têm acesso ao serviço.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência 24 horas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

Criado em 2003 pelo Ministério da Saúde como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o serviço tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.