quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bento XVI tem último dia como Papa


O papa Bento XVI, de 85 anos, deixa nesta quinta-feira (28), às 20h (16h em Brasília) o pontificado, depois de quase oito anos. 

A partir desse horário começa o chamado o período de sede vacante (sem papa). Ao longo do dia, Bento XVI tem uma série de atividades, mas não está programada solenidade pública. Nessa quarta (27) foi a última vez que ele participou de uma audiência geral, circulou no papamóvel, acenou para os fiéis, beijou crianças e enviou mensagem justificando a renúncia.

O papa foi aplaudido de pé por cardeais e bispos, além do público presente à Praça São Pedro.

“Ter coragem de fazer escolhas difíceis é ter sempre dentro de si o bem da Igreja”, acrescentou, Bento.
  
Na manhã desta quinta, Bento XVI participa de uma cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico, na residência oficial. Dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave (quando se elege o sucessor de Bento XVI), alguns já estão no Vaticano.

Às 15h, o papa deixará o Palácio Apostólico em um helicóptero em direção a Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas, localizada a cerca de 30 quilômetros do Vaticano. Em maio, provavelmente, quando a reforma estiver concluída, Bento XVI passará a morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

O papa pediu que sejam feitas orações para o sucessor e os cardeais que participarão do conclave, quando será escolhido o próximo pontífice.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. 

Com informações Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.