quarta-feira, 2 de março de 2011

Globo perde privilégio em licitação do Brasileirão


O Clube dos 13 deu resposta ao movimento de alguns clubes de futebol de romper com a entidade e negociar direto com a TV Globo os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Após uma reunião com a direção do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em Brasília, o presidente Fábio Koff anunciou a retirada da cláusula que dava à emissora uma vantagem de 10% na licitação que será realizada no dia 11 de março.

Em entrevista coletiva após a declaração de Koff, a direção do Cade informou que, em algum momento, faria essa recomendação, mas que isso ocorreu agora após o órgão ser procurado pelo Clube dos 13 na semana passada para discutir o assunto. O Cade havia sido o responsável por regulamentar, junto ao Clube dos 13, a concorrência marcada para este mês.

O procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo, anunciou ainda que por enquanto, o órgão não vai se envolver na crise entre os clubes e o Clube dos 13. Araújo afirmou que cabe ao Cade apenas acompanhar o cumprimento do acordo feito em relação à licitação do próximo dia 11. A TV Globo, aliás, manifestou que não pretende participar dessa concorrência.

Segundo ele, o Cade só poderá se manifestar se, futuramente, houver uma representação contestando uma suposta negociação direta entre clubes e uma determinada emissora de televisão que poderia ferir o direito à concorrência livre.

O presidente do Cade, Fernando Furlan, informou ainda que não há cláusula que impeça um clube de procurar uma emissora sem a intermediação do Clube dos 13. Ele disse que o órgão do governo poderá abrir uma investigação quando receber oficialmente uma notícia sobre o episódio.

Já Fábio Koff negou que a retirada da cláusula favorável à TV Globo seja uma retaliação a um possível apoio da emissora à debandada dos clubes do Clube dos 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.