terça-feira, 22 de março de 2011

Empresas reduzem uso da água na fabricação de seus produtos


A quantidade de água necessária para a produção de celulose diminuiu em mais de 50% desde a década de 1970. O gerente técnico da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), Afonso de Moura, cita o dado como um dos exemplos da preocupação do setor em reduzir o impacto ambiental da atividade.

Há pouco mais de 30 anos, era preciso utilizar cerca de 100 metros cúbicos (m³) de água por tonelada (ton).Um processo que começa no cozimento da madeira e passa por diversas lavagens do produto até a finalização do papel. Atualmente, Moura conta que as indústrias usam em média 45 m³ (cada m³ equivale a mil litros), mas já existem empresas que conseguem chegar à marca de apenas 19 m³, quatro vezes menos do gasto na década de 70.

Mas, além da preocupação ambiental, a redução no consumo representa ao mesmo tempo menos custos para as empresas. Moura lembra que 1 m³ de água pesa uma tonelada que necessita de um grande dispêndio de energia para ser movida. Por isso, a indústria tem investido em tecnologia e aprimoramento dos processos de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.