segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI anuncia que renunciará em 28 de fevereiro


O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira (11) que renunciará em 28 de fevereiro, durante um discurso pronunciado em latim durante um consistório do Vaticano, informou à AFP o porta-voz da Santa Sé. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

"O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20h (16h de Brasília) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de 'sede vacante'", afirmou o padre Federico Lombardi, em um anúncio praticamente sem precedentes na Igreja Católica.

O Papa disse ainda que não tem forças para dirigir a Igreja por causa de sua idade. "Depois de ter examinado ante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", afirmou o Papa em latim diante do Consistório do Vaticano.

Joseph Ratzinger, o Bento XVI, tem 85 anos, e foi o sucessor de João Paulo II. Bento XVI assumiu o papado em 19 de abril de 2005. A chanceler da Alemanha, país natal do Papa, Angela Merkel, deve se pronunciar ainda nesta segunda-feira. Ela disse aos veículos de comunicação que está "emocionada" com a decisão do Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.