sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos


Neste sábado (26) acontece em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos. Em Surubim, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando das 8h às 17h, em diversos locais, a vacinação destes animais. O objetivo desta campanha é promover a prevenção da raiva animal e, consequentemente, a raiva humana.

Confira a lista dos locais dos postos de vacinação em Surubim:


>> Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária), Rua Oscar Loureiro - Centro;

>> ADAGRO (antigo D.P.A);

>> Unidade de Saúde da Família Chã do Marinheiro;

>> Escola Municipal Ermelinda;

>> Escola Maria Cecília;

>> Praça do Coqueiro;

>> Escola Maria Amélia (COAHB 1);

>> Escola de Referência Natalícia Figueirôa (ERNAF/COHAB 2);

>> Unidade de Saúde da Família Planalto (ao lado do Polo de Ensino à Distância) - Rua do Açude;

>> Escola do Salgado;

>> Escola Lourenço Ramos;

No município de Santa Maria do Cambucá a vacinação dos animais vai ocorrer na cidade e também nas localidades de Pau Santo e Serrinha, no horário das 8h às 17h.

IMPORTANTE: Serão vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, prenhos e paridos. Não esqueça de levar o cartão de vacinação do animal.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e se propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva é uma doença fatal em todos os casos que evoluem para a manifestação dos sintomas. Até 2006 apenas seis casos de cura entre humanos foram registrados, dos quais cinco haviam recebido o tratamento vacinal e somente um, em 2004, parece não haver recebido estes cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.