sexta-feira, 29 de julho de 2011

Copa do Mundo começa neste sábado com sorteio das eliminatórias


Dono da maior festa do futebol, a Copa do Mundo, o Brasil recebe o sorteio das Eliminatórias para o Mundial de 2014 na tarde deste sábado (30), na Marina da Glória, Rio de Janeiro, a partir das 15h. São 203 países inscritos, dos quais apenas 31 terão direito às vagas. Só quatro países - Butão, Brunei, Guam, Mauritânia - e o Brasil, por sediar o evento, não se inscreveram.

A festa definirá os grupos para a disputa nos seguintes continentes: Europa, Ásia, África, Oceania e Concacaf (Américas do Norte e Central. A América do Sul fica de fora, pois manterá o atual formato, onde todas as seleções se enfrentam em jogos de ida e volta.

A Europa, com 53 países tem direito a mais vagas (13), o que representa 41,9% das seleções no torneio - levando em conta um total de 31 vagas, já que o anfitrião, no caso o Brasil, está automaticamente classificado. A disputa europeia tem os times divididos em nove grupos, sendo oito com seis seleções e um com cinco.

O ranking da Fifa serviu para a definição dos cabeças de chave: Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Noruega, Grécia e Croácia. Os primeiros colocados de cada grupo estão classificados. Os oito melhores segundos fazem mata-matas para preencherem as quatro últimas vagas.

Na Ásia são 46 países. Os piores qualificados no ranking da Fifa já estão se enfrentando em partidas eliminatórias. Na fase seguinte, sobram 20 equipes, a serem divididas em cinco grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave formam mais dois grupos, com os dois primeiros de cada um se classificando. Os terceiros se enfrentam em mata-mata para saber quem vai para a repescagem.

A África também tem 53 inscritos, com direito a cinco vagas diretas. As 24 piores serão sorteadas para se enfrentarem em mata-mata. Os 12 vencedores se junto aos 28 melhores ranqueados. Eles serão divididos em dez grupos de quatro. Os campeões de cada chave disputam as vagas em mata-matas.

REPESCAGEM - Um dia antes do sorteio das Eliminatórias, o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 realiza sorteio para definir os duelos da repescagem intercontinental. Nela jogarão as equipes que foram bem nas competições locais, mas que não conseguiram a classificação direta para o torneio. Apenas os países da Conmebol, Concacaf, AFC e OFC têm chances de participar dos jogos que definirão as últimas seleções na disputa da Copa de 2014. A Uefa possui a sua própria repescagem, enquanto a CAF classifica cinco seleções diretamente.

Na repescagem, as equipes fazem dois jogos, de ida e volta, em seus respectivos países. Classifica-se a equipe que sair vencedora em cada um dos duelos. Conseguir a vaga na repescagem nem sempre é sinônimo de insucesso em uma Copa do Mundo. Em 2010, por exemplo, o Uruguai foi uma das últimas seleções a garantir presença na África do Sul e terminou a competição em quarto lugar.

AUMENTO - Os números impressionam. São três nações a mais do que nas prévias para a Copa da África do Sul (2010). Serão 824 jogos. O tempo de disputa é de dois anos e cinco meses. As primeiras partidas começaram a ser disputadas no dia 15 de junho deste ano e as últimas previstas para 19 de novembro de 2013. Ao longo da história foram disputadas 5.630 partidas de eliminatórias. Elas começaram a ser disputadas para o Mundial de 1934, que teve a Itália como sede. O melhor retrospecto nos preliminares é da Alemanha, com apenas duas derrotas em 74 confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.