A segunda caixa-preta do Airbus 330 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em maior de 2009, foi resgatada nesta terça-feira (3) em bom estado. A expectativa é que ela possa ser analisada. A informação foi dada por Jean-Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente que matou 228 pessoas. Segundo o BEA, as caixas-pretas deverão chegar à França nos próximos dez dias.
A segunda caixa-preta encontrada e resgatada hoje, segundo comunicado do BEA, é o Cockpit Voice Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine.
Troadec disse que só será possível saber se o cartão de memória, situado na parte interna da caixa-preta e que contém os dados de voz, sofreu corrosão quando for aberta. A caixa-preta será aberta na sede do BEA, nos arredores de Paris.
No domingo (1º) os investigadores franceses encontraram o módulo de memória da caixa-preta chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, FDR, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade, o desempenho do motor e a trajetória do avião.
Os dados técnicos do voo e as conversas dos pilotos são considerados fundamentais para desvendar as causas do acidente com o Airbus da Air France que fazia a rota Rio-Paris, e caiu no oceano em 31 de maio de 2009.
Troadec disse ainda que os investigadores a bordo do navio Ile de Sein já identificaram todas as peças do avião que deverão ser resgatadas por serem úteis às investigações, como os motores e as asas da aeronave.
Um navio da marinha francesa está a caminho da área onde está sendo realizada a quinta fase de buscas dos destroços, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, para recuperar as duas caixas-pretas do avião, que foram imersas em água doce para evitar a corrosão e seladas, já que se tratam de provas em uma investigação judicial.
A segunda caixa-preta encontrada e resgatada hoje, segundo comunicado do BEA, é o Cockpit Voice Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine.
Troadec disse que só será possível saber se o cartão de memória, situado na parte interna da caixa-preta e que contém os dados de voz, sofreu corrosão quando for aberta. A caixa-preta será aberta na sede do BEA, nos arredores de Paris.
No domingo (1º) os investigadores franceses encontraram o módulo de memória da caixa-preta chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, FDR, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade, o desempenho do motor e a trajetória do avião.
Os dados técnicos do voo e as conversas dos pilotos são considerados fundamentais para desvendar as causas do acidente com o Airbus da Air France que fazia a rota Rio-Paris, e caiu no oceano em 31 de maio de 2009.
Troadec disse ainda que os investigadores a bordo do navio Ile de Sein já identificaram todas as peças do avião que deverão ser resgatadas por serem úteis às investigações, como os motores e as asas da aeronave.
Um navio da marinha francesa está a caminho da área onde está sendo realizada a quinta fase de buscas dos destroços, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, para recuperar as duas caixas-pretas do avião, que foram imersas em água doce para evitar a corrosão e seladas, já que se tratam de provas em uma investigação judicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.