A cidade de Taquaritinga do Norte, estará sediando, a partir desta segunda-feira (4) até sexta-feira (8), a 6ª edição do Curta Taquary – Festival Nacional de Curta Metragem.
O evento conta com exibição de filmes, seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. Durante cinco dias, serão exibidos 104 curtas metragens nacionais em mostras especiais e competitivas. O festival acontece no Cine Teatro Santo Amaro.
A programação inclui três mostras competitivas: nacional, primeiros passos e Dálias da Serra. Esta última categoria é voltada para curtas produzidos em cidades da região e diretores capacitados por oficinas do evento. Entre os curtas da mostra nacional está o maranhense Acalanto, de Arturo Sabóia, eleito o melhor do último Festival de Gramado.
Entre as mostras especiais está a da diversidade, com curadoria do realizador paulista Ricky Mastro. O festival também promove panoramas sobre filmes de três estados: Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas, com curadoria da Associação Brasileira dos Documentaristas – ABD. Haverá ainda mesa de discussão
sobre o atual panorama brasileiro, com participação do crítico paulista Christian Petterman.
Este ano, os homenageados do Curta Taquary, são o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator Zé Dumont e a atriz caruaruense Prazeres Barbosa.
O festival surgiu em 2005 e tem como principal objetivo abrir espaço e valorizar a produção local. A partir da segunda edição, passou a contar com patrocínio do Governo do Estado, através da Fundarpe / Secretaria de Cultura.
A sede do Curta Taquary é o Cine Teatro Santo Amaro, construído na década de 1960 pelo empresário Severino Pereira da Silva. O local também recebe mensalmente o Cineclube Taquary. A programação completa do evento será divulgada nesta segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.