terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desfile do Vaqueiro de Surubim comemora 20 anos


Nesta quarta-feira, dia 07 de setembro, excepcionalmente, acontecerá na cidade de Surubim o tradicional Desfile do Vaqueiro. A cavalgada costumava acontecer sempre no primeiro domingo que antecedia a vaquejada do Parque J. Galdino, porém, este ano, devido à festa de emancipação política de Surubim que vai ser realizada no próximo domingo (11) o desfile foi antecipado.

O Desfile do Vaqueiro teve inicio no dia 08 de setembro de 1991, fruto de uma idéia do locutor de vaquejada, Zito Barbosa e do prefeito de Surubim daquele ano, Murilo Barbosa.

Naquela oportunidade foram realizados o 1º Desfile do Vaqueiro e uma missa celebrada pelo padre Raimundo, pároco da Igreja de São José na década de 90. O 1º Desfile do Vaqueiro de Surubim teve a participação de artistas conceituados como Galego Aboiador, Ronaldo Aboiador e Vavá Machado, além da participação da família Galdino, que desde o início participou de todas as edições da cavalgada.

Nos primeiros desfiles, os vaqueiros participavam vestidos a caráter e recebiam homenagens. Após o quinto ano do evento, o bispo da Diocese de Nazaré da Mata da época proibiu a realização da Missa do Vaqueiro e, desde então, os participantes têm recebido apenas uma bênção.

Otacílio Bezerra da Silva, o Cinho Locutor, que participou ininterruptamente dos últimos dezenove desfiles e já garantiu presença na vigésima edição do evento, lamenta o fato de o Desfile do Vaqueiro está perdendo um pouco a tradição.

De acordo com ele, no início as pessoas participavam mais caracterizadas, mas agora, o homem do campo tem deixado os trajes de vaqueiro em casa, passando a vir sem a caracterização cultural.

"Eu acredito que o que falta é incentivo para que os vaqueiros participem mais caracterizados com as vestimentas de couro adequadas", frisou Cinho.

Ele relata que uma boa motivação para resgatar a tradição das vestes de couro seria a realização de sorteios entre os vaqueiros caracterizados, onde os contemplados ganhariam vestimentas apropriadas e brindes referentes à cultura da vaquejada.

Em 2011, no 20º Desfile do Vaqueiro de Surubim, Cinho vai desfilar representando o parque J. Galdino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.