quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Repórter brasileiro é expulso da Rússia


Preso na Rússia desde a última quinta-feira sob acusação de “atividade jornalística ilegal”, o repórter freelancer brasileiro Solly Boussidan, colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, foi deportado nessa terça-feira para a Abkházia. O brasileiro havia sido inicialmente condenado a dez dias de prisão, mas acabou cumprindo metade da pena.

Boussidan não trabalhava em território russo e estava em trânsito rumo à Armênia com um visto de turista. Mas, com o atentado no aeroporto de Moscou, quando 35 pessoas morreram, o repórter enviou um relato sobre a cobertura televisiva da tragédia ao portal Terra.

Dois dias depois, foi interrogado por 12 horas na cidade de Sochi e, então, levado a uma prisão em Adler, na costa do Mar Negro. Logo após a prisão, interrogadores pressionaram o repórter a assinar documentos em russo sem tradução e a abrir mão da proteção consular.

A Embaixada do Brasil em Moscou conseguiu um visto de jornalista para Boussidan antes de ele ser levado à prisão, mas o juiz do caso não reconheceu o documento. A deportação ocorreu no dia em que a Associação Nacional de Jornais, grupo brasileiro que defende a liberdade de expressão, condenou a “truculência das autoridades russas”.

O jornalista brasileiro chamou a atenção para a falta de liberdade de imprensa na Rússia, onde ele está proibido de entrar pelos próximos cinco anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.