segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RITMOS, BELEZA E AZARAÇÃO – A ESSÊNCIA DA CABACEIRA NA VAQUEJADA DE SURUBIM




Este ano a vaquejada de Surubim foi diferente, bem diferente mesmo. Com um publico superior ao de 2009 a Oscar Loureiro – popular Cabaceira recebeu centenas de pessoas para curtir as tardes surubinenses ao estilo valeu boi.
Quem pensava que a Cabaceira só fervia nas tardes de domingo( como era no inicio) se surpreendeu com a grande quantidade de pessoas presentes na sexta-feira e no sábado. Como já é tradição o som mecânico faz a festa saindo dos reboques que tocam em seu repertório não apenas forró mais dão espaço a outros ritmos e as 18hs o som é desligado e as pessoas dispersão tomando seus destinos.
Este ano a Oscar Loureiro ficou pequena para tanta gente. O mais legal de tudo isso é que está festa popular na Cabaceira teve inicio com carros parados em um bar na Oscar Loureiro (Cabaceira) onde reunião um pequeno grupo de pessoas. Isso há oito anos atrás quando a PM era acionada pelos moradores para acabar com o barulho e os carros com os grandes sons eram recolhidos. Não vencendo a euforia da população jovem da cidade e dos turistas que vinham a Surubim no domingo de Vaquejada o jeito foi abraçar a causa e deixar o povo fazer a festa.
Hoje a proporção do evento cresce a cada ano e com isso se faz necessário uma organização maior – onde a prefeitura da cidade tem grande responsabilidade na organização, de acordo com a diretora de Turismo Cynthia Israela a prefeitura tem uma preocupação maior com o evento, organiza os ambulantes, fiscaliza os reboques, cuida de toda parte de iluminação, segurança, fecha as ruas para que as pessoas possam ter mais tranqüilidade para a diversão e instalam banheiros químicos para facilitar a vida dos turistas.
Assim a Cabaceira recebe os turistas com todo o glamour de um evento carnavalesco ao qual vou batizar aqui de “VAQUEFOLIA” digamos que é uma mistura de vaquejada com folia – como se fosse um grande carnaval estilizado pra vaquejada.
Assim em Surubim – VALEU BOI.

Ana Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.