sexta-feira, 5 de junho de 2009

Começou o São João!



Fogueira queimando, forró tocando e milho verde assando, esses são os típicos sinais de que começou a maior festa popular do nordeste: O São João.

No primeiro fim de semana do mês de junho a empolgação é grande e a busca por atrações também, entre os jovens de todos os estados da região.

Em nosso país a festa recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus com a tradição da igreja católica. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil desde os primórdios da descoberta pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Com a tradição que começou há alguns séculos a comemoração pela colheita da lavoura e o frio formaram as festas juninas que também homenageiam os santos de devoção do povo da roça.



Dia 13 é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro e mais procurado pelas moças solteiras. Já no dia 24 é o dia de São João que é considerado com o santo festeiro e por isso anima os festejos do mês. No dia 29 é o dia de São Pedro, guardião das portas dos céus e das chuvas é em homenagem à ele que se encerra a festa junina.

Como é alimento da época não poderia faltar o milho, ingrediente principal das delícias nordestinas como pamonha,canjica,angu e cucuz ele também é cozinhado e assado e com certeza é marca registrada do festejo.

Além das receitas de milho também tem pé-de-moleque, tapioca,queijo assado, caldinho bolo de macaxeira e várias outras gostosuras da época.E como bebida também é coisa sagrada em mesa de nordestino para esquentar o frio o vinho quente e o quentão fazem bem o seu papel.



Em Surubim e região as festas vão começar a animar as cidades à partir da próxima sexta dia 12 de junho,mas em Caruaru e Campina Grande na Paraíba a festa já começou desde o mês de maio e promete um mês de muitas atrações e música boa para relembrar os velhos tempos de São João!

A Integração FM, vai deixar vc informado sobre essas e outras novidades durante o Plantão de Notíciias que vai ao ar de segunda à sexta das 12:00 às 13:00hs.

Entre na festa você também, e um maravilhoso SÃO JOÃO!

Débora Lima (Departamento de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.