Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (12), na sede do sindicato, no bairro da Boa Vista, os bancários pernambucanos deflagraram greve por tempo indeterminado. A paralisação começará a partir da meia noite da próxima terça-feira (18). Cerca de 300 pessoas participaram da reunião. Desta forma, o Sindicato de Pernambuco segue a decisão do Comando Nacional da categoria.
Após um mês negociando, sindicato e trabalhadores avaliaram que a proposta de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não contempla as reivindicações e optaram pela paralisação.
Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, ainda assim, haverá outra assembleia, na segunda-feira (17), para organizar e ratificar a greve. “Se até lá a Fenaban nos contatar para negociarmos, estaremos abertos ao diálogo. Caso contrário, entraremos greve na próxima terça”, afirmou Jaqueline.
Os bancários reivindicam reajuste de 10,25%, eles reivindicam piso de R$ 2.416,83 – equivalente ao salário mínimo calculado pelo Dieese -, maior participação nos lucros e resultados (PLR), além da contratação de pessoal, mais segurança e melhorias nas condições de trabalho.
Além de Pernambuco, os bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande, Alagoas, Piauí e Campinas também deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça. O Portal FolhaPE contatou a Fenaban, sem sucesso.
Do Folha PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.