Estamos em janeiro e com a chegada da estação mais quente do ano, o verão, aumenta os cuidados com a desidratação e com outros problemas que esse período acarreta na saúde das pessoas.
Os médicos alertam que, nesses dias de calor intenso, é comum a pessoa perder líquido e sais minerais do corpo.
Uma das principais doençãs causadas por esse excesso de perda de líquido acaba sendo a diarréia.
Mas esse mal pode sim ser evitado com alguns cuidados básicos segundo os especialistas da área.
Se o normal é beber dois litros de água por dia para repor a perda com a respiração, o suor e a urina, nos dias de calor essa quantidade deve aumentar e frutas ricas em águas, sucos e outros tipos de líquidos são válidos, também na reposição.
Pra quem é acostumado a pegar uma praia com a intenção de tomar a boa e velhar cerveja estupidamente gelada pode estar enganado com o hábito, pois bebida alcoólica, estimula a urina e não serve para a hidratação.
O cuidado deve ser ainda maior com as crianças que nas praias ficam o dia todo expostas ao sol forte, correm muito, perdem muita energia, e, entretidas com a brincadeira, não se lembram de matar a sede.Nesses casos cabe aos pais o cuidado de hidratá-los.
Segundo os médicos os sintomas para a falta de líquido no organismo costumam variar.O que ocorre normalmente é a perda da vitalidade e da energia, às vezes visão também escurece.A pessoa se sente mole e com uma sede intensa, principalmente as que têm organismos mais frágeis como as crianças e os idosos.
Quando atingir esse estágio é recomendado a ingestão de liquídops e o encaminhamento para o hospital mais próximo.
Débora Lima (Departamento de Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentáro a respeito.