segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Mundial da


Definição:A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos da atmosfera terrestre e a atmosfera de outros planetas (Vênus, Marte, Júpiter etc). A palavra meteorologia vem de meteoro, isto é, daquilo que flutua no ar. A meteorologia é a ciência que estuda os fenômenos do ar. A meteorologia é propriamente a ciência atmosférica ou ciência da atmosfera. A meteorologia tem diferentes objetivos associados à pesquisa da atmosfera e às aplicações práticas. Entre os objetivos da meteorologia operacional está a previsão do tempo que pode ser feita para diferentes escalas temporais (minutos, horas, dias, meses, anos etc) e espaciais (microclimas urbanos, previsão regional, continental e global).

No dia Mundial da meteorologia vale salientar a importância dessa ciência nos dias atuais que tem como principal objetivo alertar as pessoas em relação a temperaturas, fenômenos naturais e até mesmo como se preparar para sair de casa todos os dias.

A rádio Integração FM não poderia deixar essa data passar despercebida lembrando que nos tempos atuais a única coisa que a natureza tem nos avisado atrávés da meteorologia é justamente o quanto precisamos tomar conta dos recursos que estamos prejudicando cada vez mais.

Mas como muito no meio ambiente pode ser renovável ainda hà tempo de recuperar boa parte do que se perdeu e evitar que as previsões de aquecimento global e destruíção da espécie humana se tornem realidade.

Para isso basta cada um fazer sua parte como evitar o desperdício de água, comprar produtos de empresas sustentáveis e até mesmo guardar o lixo no bolso ao invés de jogar nas ruas....

Afinal para continuarmos tendo previsões climáticas e a ciência da meteororlogia a nosso favor, primeiro é necessário termos um planeta para viver.

Débora Lima (Departamento de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.