terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Homem da Meia-Noite muda percurso


O Homem da Meia-Noite está cheio de novidades para o Carnaval de 2015. Neste ano, o calunga inaugura um novo percurso pelas ladeiras de Olinda. Ele deixará de subir a ladeira da Ribeira para passar por ruas mais largas. Os foliões ainda vão contar com reforço no policiamento e um convidado especial: o Maestro Forró.

Homenageado pela agremiação, Forró vai reger a orquestra da agremiação ao longo do desfile, que pela primeira vez na história será transmitido ao vivo pela televisão, em uma emissora da Rede Globo.

As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (3), na sede da bloco, no Sítio Histórico de Olinda.

 “Mudamos nosso percurso para garantir mais conforto aos foliões. Sabemos que as ruas de Olinda são muito estreitas, então decidimos passar por ruas mais largas para facilitar a vida de quem vem brincar o Carnaval”, explicou Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite.
Como de costume, o desfile começa na sede da agremiação, na Rua do Bonsucesso , e passa pelo Largo Amparo para chegar aos Quatro Cantos. É aí que as mudanças começam. Ao invés de subir a Ribeira, o Calunga vai seguir pela rua Prudente de Morais para já sair na rua do Bonfim. De lá, retorna ao Amparo e passa pelo Guadalupe para chegar ao Cariri, onde entrega a chave da cidade à Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. O ato simbólico é uma tradição da festa e marca o início oficial do Carnaval de Olinda.

Com o Carnaval oficialmente aberto, os foliões retornam para o Bonsucesso para dar prosseguimento ao frevo ao longo da madrugada. Ao todo, serão 3,5 quilômetros de folia. Mas a festa começa bem antes, às 22h, com a apresentação de outras agremiações da Cidade Alta. É o som das Conchitas, do bloco A Flor da Lira e da escola de samba Preto Velho que vão esquentar os foliões para o desfile na frente da sede do Homem da Meia-Noite, na Rua do Bonsucesso. À meia-noite, o calunga sai pela Cidade Alta e, neste ano, a expectativa é que arraste mais de 400 mil foliões. 

O percurso será guiado pela orquestra da agremiação, que é regida pelo Maestro Carlos há 25 anos. Mas, neste ano, o Maestro Carlos vai dividir as batutas com o Maestro Forró. “É um momento mais que especial. O homenageado estará aqui, regendo a orquestra no chão, ao lado dos foliões”, vibra Luiz Adolpho. Os músicos também comemoram o encontro, inédito na folia. “É uma responsabilidade muito grande, tocar junto dessa orquestra histórica. Será uma festa linda!”, garante o Maestro Forró, que prepara surpresas para o desfile. Ele adiantou que vai fazer uma mágica na saída da agremiação e usará um paletó especial para homenagear o calunga. Maestro Carlos disse que também se sente honrado de tocar ao lado do amigo. “Vamos fazer a alegria de todos os foliões e todos poderão sentir a magia do Homem da Meia-Noite. É um momento único”, afirma.


 Adolpho ainda comentou que o Calunga prepara um paletó especial para o desfile neste ano, que vai lembrar o tema do desfile deste ano: “O místico, o mágico e o fantástico”. "Ele virá mais místico e ousado", adianta Adolpho.

Policiamento
Para garantir que tudo corra bem, o percurso do Homem da Meia-Noite vai contar com um reforço no policiamento. Ao todo, 303 oficiais vão trabalhar na madrugada do domingo do Carnaval para garantir a segurança dos foliões que vão acompanhar o desfile do bloco. São equipes do 1º Batalhão de Polícia Militar, da Companhia de Operações Especiais (Cioe), do Batalhão de Choque, da Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta e da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur).

Com informações G1 PE





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.