Em média, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) recebe 2,5 mil ligações por dia no número de emergência 190. Dessas chamadas, cerca de 20%, ou seja, quinhentas, são trotes. Nos finais de semana, os índices chegam a duplicar.
Segundo o gerente do CIODS, Ricardo Fentes, uma grande quantidade é feita por crianças, que utilizam telefones públicos ou os celulares dos pais.
O CIODS aumentou de 17 atendentes em 2011 para 30 por turno em 2012. Em cada horário, dez funcionários falam outro idioma, já visando a Copa do Mundo de 2014. Porém, esses meios ainda são bastante consumidos pela grande quantidade de ocorrências geradas que não são verdadeiras. Em 2011, o centro recebeu cerca de 970 mil trotes.
Devido a algumas políticas do CIODS, como a colocação de atendentes masculinos no turno da madrugada e a tipificação de ocorrências, o número de 2011 sofreu queda. Em 2010, foram cerca de 1,14 milhão de trotes.
Fonte: NE10
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