A festa do padroeiro de Surubim, São José termina nesta terça-feira (19). Por causa do dia do santo, hoje é feriado municipal.
Pela manhã o bispo Dom Severino Batista de França presidiu a Concelebração Eucarística das 9h.
Agora à tarde haverá a procissão com a imagem de São José pelas ruas da cidade. Em seguida o padre Josias Barbosa celebra uma Missa Campal.
Na programação artística do evento se apresenta no Pátio de Eventos da Rua João Batista, o cantor Diego Fernandes, da TV Século XXI. Na noite de ontem (18), as bandas Expresso Jovem Guarda e Limão com Mel reuniram um público estimado em 20 mil pessoas no local.
Origem
São José é reverenciado em Surubim há quase 150 anos. A devoção ao santo se confunde com o surgimento da cidade. Em 1864, o fazendeiro Lourenço Ramos da Costa construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava as missas dominicais.
No entorno do local foram erguidas as primeiras casas. Em 1870, o oratório foi substituído por uma capela. Em 6 de junho de 1881, a lei provincial nº 1565 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida pelo padre José Francisco Borges.
O padre André Carlos confirma que o evento religioso é o mais antigo do município. “A paróquia tem 132 anos de existência mas antes da fundação, a festa já acontecia”, diz o sacerdote.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Foi proclamado "protetor da Igreja Católica Romana", "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade à Maria, "padroeiro das famílias".
Vertentes
São José também é padroeiro de Vertentes, aqui no Agreste Setentrional.
Hoje pela manhã foi celebrada uma missa solene na igreja matriz que leva o nome do santo. No final desta tarde acontece a procissão com a imagem de São José pelas principais ruas da cidade e em seguida uma missa campal.
Na programação cultural, se apresentam no Pátio de Eventos os cantores Michael Bregsom, Renato Vilela e Banda, a dupla sertaneja Fábio e Nando e a banda Cheiro de Amor.
A Festa de São José em Vertentes acontece há 83 anos.