segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Em PE, vacinação contra pólio e sarampo segue até 31 de dezembro

Quem ainda não vacinou os filhos menores de 5 anos contra a poliomielite e o sarampo têm até quarta-feira (31) para garantir a imunização. As “gotinhas” são oferecidas gratuitamente em qualquer posto de saúde de Pernambuco desde o início de novembro, quando teve início a campanha de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde.

A imunização contra a poliomielite é aplicada nas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos de idade. Até agora, já foram 577.752 crianças imunizadas, o equivalente a 92,36% de um total de 625.552. Já a vacina contra o sarampo é aplicada a partir do primeiro ano de vida. Nesse caso, também são vacinadas apenas os menores de 5 anos. Ao todo, 195,2 mil crianças já foram imunizadas contra o sarampo, o que corresponde a 89,38% de um total de 220,7 mil.

Nos dois casos, a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 95% das crianças pernambucanas. Dessa forma, pretende-se reduzir o número de atingidos pelo sarampo e continuar sem casos de poliomielite no estado. A pólio não é diagnosticada em Pernambuco desde 1988. O último caso da doença no Brasil foi registrado na Paraíba em 1989. No entanto, a doença continua ativa em outros países. Só em 2014, foram 149 casos. Por isso, é importante manter a vacinação em dia.

Já o sarampo ainda é encontrado no estado. Só no ano passado, foram 202 casos. No primeiro semestre deste ano, foram 24 pacientes. A maior parte dos pacientes é menor de 5 anos, por isso é tão importante vacinar os pequenos. Só não devem receber a imunização crianças com in
fecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a tríplice viral (que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.