sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Hoje sexta-feira 13


De acordo com uma crença popular européia, nas sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas. É uma data cheia de misticismo. Tem até fobias específicas para o número 13, a triscaidecafobia, e para as Sexta-feiras 13, que é chamado de Paraskavedekatriaphobia, parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Alguns acontecimentos curiosos com o número 13 e as sextas-feiras 13:
1. Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira, provavelmente dia 13 é o que dizem.
2. Na Santa Ceia, a última de Jesus Cristo, havia 13 pessoas – hoje as pessoas evitam esse número.
3. O Ato Institucional V (AI-5) foi instituído em uma sexta-feira
4. Duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
5. Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
6. Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.