quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra


Celebrado desde a década de 60 o "Dia da Consciência Negra" foi instaurado em memória do falecimento de Zumbi dos Palmares que mesmo que a história prove o contrário em alguns fatos se tornou o maior simbolo de resistência à escravidão.
Simbolizando a luta contra todos os tipos de preconceitos contra os negros o dia 20 novembro vem ganhando cada vez mais espaço no calendário brasileiro,mas o maior objetivo é torná-lo um feriado nacional para reforçar a mensagem que o feriado pretende passar.
Hoje no Brasil muitas cidades decretaram o feriado municipal no apoio a luta dos antepassados de tantos que sofreram com a escravidão e com tantos outros que apesar da evolução dos tempos ainda são humilhados pela cor diferente da pele.
O que se sabe é que a alma do brasileiro sempre esteve à cerca de lutas,não só de escravos negros trazidos do continente africano,mas dos próprios índios que foram sujeitos à servidão dos colonizadores.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que também ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra entre outros.

Débora Lima (Departamento de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.