Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dengue em Pernambuco: Surubim está entre as dez cidades monitoradas pela Secretaria Estadual de Saúde


Pernambuco registrou, de janeiro até o último dia 24 de novembro, aumento de 66,2 % nos casos notificados de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. 

Em 2012, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou 61.235 notificações da doença contra 36.845 anotadas no mesmo intervalo de 2011. O balanço do governo do Estado foi divulgado nesta segunda-feira (3).

De acordo com a diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde, Roselene Hans, a maior parte dos casos foi notificada no primeiro quadrimestre de 2012. 

Ainda segundo o governo do Estado, os dez municípios com maior percentual de notificação são: Recife (22,98%), Jaboatão dos Guararapes (8,12%), Cabo de São Agostinho (4,90%), Caruaru (4,71%), Olinda (4,61%), Afogados da Ingazeira (4,19%), Paulista (3,03%), Abreu e Lima (2,52%), Ipojuca (2,23%) e Goiana (1,68%).

A diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde informou que outras cidades do Estado estão sendo monitoradas para evitar um surto da doença.

Entre os municípios sob vigilância estão Glória do Goitá, Feira Nova, João Alfredo, Surubim, São Bento do Una, Taquaritinga do Norte, Jatobá, Pedra, Sertânia, Venturosa, Exu, Ipubi, Brejinho, Aliança, Camutanga, Condado, Itaquitinga, Macaparana, Itapetim, Santa Terezinha, São José do Egito, Betânia e Santa Cruz da Baixa Verde.

"Estamos com equipes nesses municípios, desde a semana passada, montando uma estratégia de mobilização. Vamos fazer uma ação de campo para corrigir falhas que possam prejudicar o combate aos focos do mosquito", ressaltou Roselene Hans.

Estiagem
Ela acrescentou que ainda não é possível dizer se há relação entre o aumento de casos e a estiagem que castiga as cidades do interior. "Pode ser que o acúmulo de água dos caminhões-pipa tenha contribuído para a incidência da dengue, mas ainda estamos investigando essa possibilidade, já que a água guardada também é consumida rapidamente pela população", argumentou a diretora da Secretaria de Saúde.

Neste ano também foram contabilizados 296 casos de dengue grave (com complicação ou hemorrágica), sendo 206 deles confirmados. Em 2011, foram 660 casos de dengue grave confirmados.

A Secretaria Estadual de Saúde também considerou 75 óbitos decorrentes da doença suspeitos. Apenas 21 foram confirmados.

No mesmo período de 2011, foram notificados 100 óbitos suspeitos, sendo 56 confirmados.

Quem quiser denunciar focos do mosquito da dengue ou tirar dúvidas sobre a doença deve ligar para o telefone da Ouvidoria de Saúde (0800-286-2828), que atende no horário comercial.

Com informações do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.