quarta-feira, 25 de julho de 2012

Justiça Eleitoral testa urnas e sistemas que serão utilizados no pleito de 2012

O modelo de urna eletrônica que informatizou as eleições brasileiras foi utilizado pela primeira vez em 1996, e desde então vem sendo aperfeiçoado. E para garantir a performance dessas máquinas digitais no pleito de 2012, a Justiça Eleitoral realiza, esta semana, testes de integração dos sistemas eleitorais que serão utilizados este ano. Com atividades simultâneas nos Tribunais Regionais Eleitorais de Pernambuco (TRE-PE) e do Amazonas (TRE-AM), a ação tem o objetivo de garantir a integridade dos equipamentos e tecnologias utilizados para computar, assimilar e publicar os votos.

Ao todo, 35 profissionais das Secretarias de Tecnologia da Informação (STI) dos Tribunais estão cuidando da testagem, que foi iniciada na última segunda-feira (23) e segue até a sexta (27). Além dos técnicos pernambucanos e amazonenses, servidores regionais do Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são responsáveis pelo esquema.

O processo de testes consiste na montagem de uma ambiente real, similar ao encontrado pelo eleitor no dia votação. São montadas as urnas e as redes de informação, instalados os softwares e dados eleitorais, aplicados os sistemas oficiais e simulado um pleito.

Entre as principais justificativas da ação da Justiça Eleitoral, está a manutenção da segurança e inviolabilidade do processo eleitoral. Como a contagem, interpretação e a publicação dos votos e resultados é 100% digital, os sistemas devem estar em perfeitas condições no dia 7 de outubro.


Do NE10


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.