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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bompreço muda política de preços


O grupo Walmart – controlador do Bompreço, Hiper Bompreço e Todo Dia, entre outros supermercados – está alterando a sistemática de preço de suas lojas no Brasil. Com o slogan de "Preço baixo todo dia", anunciou ontem o fim das promoções escalonadas por dia da semana. Em troca, promete baixar todos os seus preços em 20%, mantendo a redução independentemente do dia. As promoções diárias são uma prática tão tradicional no varejo de supermercado quanto os carrinhos que carregam as compras. É o fim, ao menos dentro da rede, da cultura de dividir a feira por dia da semana. O sucesso do novo sistema, naturalmente, depende da postura dos concorrentes Pão de Açúcar, Carrefour, redes regionais e mercadinhos de menor porte. Mas o Walmart tem um trunfo inquestionável: maior rede varejista do mundo, conta com um inigualável poder de barganha com fornecedores. Para alterar a identidade visual das lojas, inserindo as novas plaquetas de preços, as unidades maiores, cujas bandeiras são Hiper Bompreço e Bompreço, amanhecem hoje fechadas e só reabrem ao meio-dia. As unidades Todo Dia, como são menores, terão a mudança durante a madrugada e abrem hoje no horário normal. Isso está acontecendo em todo o País, onde o grupo americano atua com outras bandeiras como Mercadorama e Big. "Vamos começar reduzindo o preço de dois mil produtos. Eles estão nas áreas de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. Até o primeiro semestre, toda a loja estará com preços menores", disse o presidente do Grupo Walmart no Brasil, Marcos Samaha. Este sistema de preços é, na verdade, o mesmo adotado nos Estados Unidos, onde o grupo surgiu. O Walmart chegou no Brasil há 15 anos. Em 2004, chegou a Pernambuco ao assumir o Bompreço. Samaha destaca que para operacionalizar a redução permanente dos preços, sem o sobe e desce diário, passou nove meses fazendo projetos pilotos e negociando com os fornecedores – parceiros da iniciativa para viabilizar a queda permanente dos valores nas gôndolas. "É uma ação apoiada em três pontos: despesas baixas, negociação com a indústria e aumento de escala de venda", listou. Questionado sobre a adesão a essa quebra de paradigma de ofertas segmentadas por dia da semana, o presidente do Walmart rebateu dizendo que a empresa quer consolidar uma relação de confiança entre consumidor e lojas de que é possível comprar barato em qualquer dia. Essa iniciativa também visa diluir o fluxo de clientes ao longo da semana. "Haverá redução de filas, com o consumidor podendo fazer a feira no dia que achar melhor”, garante o executivo. Para se opor à estratégia da concorrência de manter ofertas mais agressivas em determinados dias, o Bompreço aposta no programa da empresa de cobrir a oferta da concorrência no caixa, desde que o consumidor demonstre o preço da outra rede em algum material impresso.

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