Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009


I love rock’n roll!

O movimento que por muitos é considerado como a rebeldia da música também tem seu dia mundial.

Mas como toda boa manifestação, a causa que levou ao mundo um dia só para comemorar a existência de um estilo de música faz sentido depois de se entender como foi que surgiu o 13 de Julho no mundo da música.

Segundo a Wikipédia em 13 de julho de 1985 o cantor Bob Geldof organizou o “Live Aid”, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e na Filadélfia nos Estados Unidos.

O objetivo principal do evento era mobilizar o maior número de pessoas possívela em prol do fim da fome na Etiópia.

Nos dois locais o show contou com a presença de artistas como Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Transimtido ao vivo pela BBC para diversos países o mega evento atingiu a meta e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano.

20 anos depois, em 2005, Bob Geldof oragnizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.

Desde então o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock e é celebrado não só pelo publico específico,mas também por todos aqueles que viveram a fase rebelde dos anos 80.

Aqui a música e sua história também é divulgada e celebrada, pois é através de suas composições que muitas canções fazem não so a felicidade de muitas pessoas,mas também trazem um alerta social para as autoridades mundiais.


Débora Lima (Departamento de Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.